quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O DICIONÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE BUNGE - I capa e contracapa

LIVRO: DICIONÁRIO DE FILOSOFIA (1999)
DE: Mario Bunge
ED: Perspectiva, Coleção Big Bang (Brasil, São Paulo: 2006, 410 págs.)
Título original: Dictionary of Philosofy
Tradução do inglês: Gita K. Guinsburg
Capa: Sergio Kon

CONTRACAPA

"A Editora Perspectiva já possui no seu catálogo, na coleção Debates, dois livros de Mario Bunge, Teoria e Realidade, em que o autor defende a necessidade de uma filosofia da ciência tão sutil e imaginativa como a própria ciência, e Física e Filosofia em que discute as questões mais delicadas e controvertidas da física contemporânea.
No presente volume,
Dicionário de Filosofia, da coleção Big Bang, esse renomado físico teórico, filósofo da ciência e, atualmente, professor de lógica e metafísica da McGill University em Montreal, Canadá, reúne um conjunto de verbetes que, embora esteja longe de esgotar, nem seja esta a sua pretensão, o universo das preocupações dos filósofos, registra uma escolha específica e às vezes inusitada de temas e conceitos. Trata-se de um repertório singular, do qual emerge, como projeção possível, uma tentativa de 'reconstrução' da filosofia, que tem como bandeira o melhor e mais avançado conhecimento factual e, como armas, as ferramentas forjadas pela lógica e pelas matemáticas.
Num apelo naturalista à substância e à forma, as entradas referem-se, dentre outros tópicos, por exemplo, a problemas ontológicos acerca da natureza do espaço e do tempo como aspectos reais do mundo. Na mesma ordem de preocupações, e sempre sob o ângulo de seu materialismo científico, o epistemólogo Mario Bunge. ao considerar as descobertas da neurociência cognitiva, da neurologia e da neurolinguística, não poupa sua crítica ao caráter metafísico, idealista, religioso ou mágico de qualquer 'saber', pensamento e ideário filosófico que não veja os processos mentais como cerebrais e a linguagem como subproduto ou no máximo como parceiro da cognição. Essas concepções, no entanto, não o desvinculam de interesses éticos sempre validados pelo paradigma social da existência humana e pela valorização do papel da vida, da amizade, da lealdade etc, nas relações entre os homens. Tais são alguns dos aspectos e traços que definem e marcam as noções que lhe são correlatas e que foram incluídas pelo dicionarista no seu rol.

Tendo, pois, a sua disposição todo um acervo de conceituações definidoras, análises críticas e discussões a partir de posições claramente assumidas, este Dicionário de Filosofia será de grande proveito para o leitor interessado na ciência da natureza, na epistemologia, na lógica e na filosofia, permitindo-lhe um acesso claro e, ao mesmo tempo profundo ao universo de conhecimento aí focalizado através de uma leitura a um só tempo agradável e instigante."
(por Gita K. Guinsburg)

Nenhum comentário: