quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O DICIONÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA DO MARIO BUNGE - III autor

LIVRO: DICIONÁRIO DE FILOSOFIA (1999)
DE: Mario Bunge
ED: Perspectiva, Coleção Big Bang (Brasil, São Paulo: 2006, 410 págs.)
Título original: Dictionary of Philosofy
Tradução do inglês: Gita K. Guinsburg
Capa: Sergio Kon

AUTOR: MARIO BUNGE"...nasceu em Buenos Aires. Realizou estudos no Brasil, na Universidade de São Paulo [USP], sob a orientação de David Bohm. Em 1952 obteve o grau de PhD em Ciências Físico-Matemáticas. Foi professor de Fìsica Teórica até 1966 na Universidade de Buenos Aires, onde lecionou também Filosofia, de 1957 até 1963. Atualmente é Professor de Lógica e Metafísica na McGill University de Montreal desde 1966.
Foi professor-visitante de Física e Filosofia em numerosas e prestigiosas instituições científicas e acadêmicas internacionais, tendo recebido, por sua contribuição intelectual diferentes graus e honrarias. É membro de Institutos Internacionais de Filosofia e Ciências, como a Associação Americana para o Progresso da Ciência e a Sociedade Real do Canadá.
Publicou cerca de 400 artigos e comunicações em Física Teórica, Matemática Aplicada, Fundamentos da Física, da Sociologia, da Psicologia, Filosofia da Ciência e da Tecnologia, de Ética, Teoria do Valor, entre outros temas, além de 80 livros que incluem também algumas traduções."

* IMAGEM encontrada no site do jornal espanhol El País, ilustrando uma interessante entrevista concedida por este filósofo e físico sistêmico intitulada "Las frases de Heidegger son las proprias de un esquizofrénico" (04/04/2008)

Nenhum comentário: