quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ESTE BLOG, OS LIVROS E A RELAÇÃO DE SENTIDO

A motivação/interesse em ler/consultar um livro advém, é claro, da relação de sentido que o leitor/consumidor consegue estabelecer diretamente com o texto, e/ou indiretamente através do seu contexto.
*
No primeiro parágrafo da introdução ao livro PENSAMENTO SISTÊMICO – O NOVO PARADIGMA DA CIÊNCIA, a autora nos diz belamente:

"Quando me vem às mãos um livro novo, cujo tema me desperta o interesse, algumas coisas costumam acontecer: depois de ver, pelo sumário, como o autor se propôs a abordar o tema, passo diretamente à seção de referências bibliográficas. Fico sempre curiosa: com que outros autores ele tem dialogado? E costumo procurar também mais algumas informações sobre o autor, nas orelhas, na capa, na apresentação, no prefácio. Acho que isso me ajuda a elaborar pelo menos uma contextualização inicial do texto, o que considero essencial para minha leitura.
Assim como sinto necessidade de ter uma contextualização para o que leio, também tenho me preocupado em contextualizar para o ouvinte/leitor o meu trabalho."

(Maria José Esteves de Vasconcellos, 2002/2003:11)

Se à necessidade de contextualização dos livros por parte dos leitores deve corresponder igual preocupação em apresentar esta contextualização por parte dos seus autores e autoras, nesta preocupação também estão incluídos os editores, livreiros, bibliotecários, professores, divulgadores etc.
*
E, no que diz respeito ao tema 'pensamento sistêmico, semiótico e complexo', esta é a preocupação deste blog: motivar o interesse pela leitura/consulta de livros importantes para a sua explicitação/reflexão através da apresentação de seus contextos, tais como capa, contracapa, orelhas, sobre os autores, sumário (com as legendas de figuras, quadros, lâminas etc.), glossário (conceitos, reflexões do blog), índice remissivo, referências bibliográficas, prefácio, excertos, links para as editoras, para o google books etc.
Boa consulta!
*

Nenhum comentário: