domingo, 16 de novembro de 2008

GESTALT DO OBJETO - IV orelhas

LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt

ORELHAS
É consenso que a capacidade da informação visual é muito mais ampla do que aquelas transmitidas e/ou assimiladas pelos outros sentidos. A comunicação, hoje, é feita e difundida através dos mais avançados tecnológicos, meios estes que nos expõem – muitas vezes compulsoriamente – a múltiplos elementos visuais.
Diante desta realidade, o aprendizado e a absorção de uma gramática da imagem tornam-se imprescindíveis à compreensão da forma de como se apresenta nossa cultura atual. Gestalt do Objeto constitui uma importante contribuição para este entendimento.
De modo prático e didático, é apresentado um sistema de leitura visual da forma do objeto, fazendo uso de fundamentos científicos da Psicologia da Percepção da Escola da Gestalt. Sua leitura e estudo são da maior importância para todas as pessoas que lidam com a criação de objetos consubstanciados ou representados por quaisquer tipo de imagens – bidimensionais, tridimensionais ou mesmo virtuais –, e sua abrangência estende-se a todos os modos de manifestação visual encontrados em atividades como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambientais, entre outras.
Fruto de um enorme esforço de síntese, esta é também uma obra cuidadosamente sistematizada para fácil uso em diversos momentos da produção artístico-cultural. E aí destacamos a leitura crítica do objeto*, seu emprego como subsídio conceitual para a concepção e o desenvolvimento do objeto* e, ainda, como um excepcional apoio ao ensino das artes visuais, das pré-escolas às faculdades.
Gestalt do Objeto foi concebido e estruturado de maneira a proporcionar claras exemplificações dos princípios, conceitos e técnicas visuais. E tudo está fartamente registrado com imagens de objetos* concretos, ou seja, existentes em nossa realidade. Isto contribui, sensivelmente, para uma compreensão plena e rápida do exposto.
Importante também é ressaltar que este livro vem preencher um vazio na bibliografia brasileira do gênero, visto que, até então, não havia nenhuma publicação enfocando esta matéria.

*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.

Nenhum comentário: