domingo, 16 de novembro de 2008

GESTALT DO OBJETO - I capa e prefácio

LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt

PREFÁCIO, por Auresnede Pires Stephan

"A intenção expressa pelo autor, na obra Gestalt do Objeto*/Sistema de Leitura Visual da Forma, demonstra claramente sua postura de professor e pesquisador, atento às necessidades didático-pedagógicas das artes visuais.
Fruto de pesquisas e reflexões, apoiadas em textos da corrente da Psicologia da Gestalt, testadas em suas aulas dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação, reflete uma abordagem sistêmica e coerente em sua metodologia de trabalho.
Fundamentada por uma excelente bibliografia, assinada por renomados autores e especialistas do setor, podemos verificar também o cuidado com que o Prof Dr João Gomes desenvolve e fundamenta sua conceituação em linguagem inteligível, acompanhada de inúmeros exemplos extraídos do nosso cotidiano e que grande parte das vezes nos passam despercebidos.
Uma leitura atenta nos fascina e tenho certeza de que o mesmo acontecerá aos leigos, aos profissionais, aos jovens acadêmicos e aos estudiosos da área da percepção visual.
Esta obra, a partir de agora, será uma valiosa bibliografia, que preencherá assim uma lacuna em nossas estantes de consulta e pesquisa, seja nas Artes Plásticas, no Design, na Arquitetura e outros modos de manifestações visuais.

* OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada."

Nenhum comentário: