quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FORMIGAS EM AÇÃO - I capa e orelhas

LIVRO: FORMIGAS EM AÇÃO - COMO SE ORGANIZA UMA SOCIEDADE DE INSETOS (1999)
DE: Deborah Gordon
ED: Jorge Zahar (Brasil, Rio de Janeiro: 2002, 146 págs.)
Título original: Ants at Work: How an Insect Society is Organized
Tradução do inglês: Maria Luiza X. de A. Borges
Consultoria técnica: Roberto Eizemberg dos Santos
Capa: Sérgio Campante

ORELHAS
"Nas primeiras luzes da manhã, sob o sol do deserto do Arizona, um grupo engatinha, nariz colado ao chão. É um quadro no mínimo peculiar, mas foi assim que Deborah Gordon e sua equipe de pesquisadores passaram os últimos 17 verões: acompanhando minuciosamente a vida de colônias de formigas de uma área da região.
Com rigor científico e um texto bem humorado, a autora nos transporta para dentro de uma sociedade de formigas, e apresenta um novo e irrefutável panorama de como elas se organizam, explicando também por que isso é do nosso interesse.
Curiosamente, são os pontos em que uma sociedade de formigas diverge da nossa, e não o contrário, que mais nos intrigam. Revolucionando nosso conhecimento a respeito do mistério da organização natural e subvertendo ideias preestabelecidas sobre a hierarquia das sociedades de insetos, a autora afirma, por exemplo, que a rainha não comanda nem administra a colônia, e que nenhuma formiga tem poder sobre outra. Apesar disso, as colônias desempenham tarefas extremamente complexas, como a construção do formigueiro, a busca e armazenamento de comida, às vezes até mesmo a guerra. Outra revelação feita neste livro é que as formigas também variam de tarefas, o que abala a concepção de que os insetos sociais organizam-se em sistemas de castas.
Ao focalizar padrões caóticos de comportamento em lugar de buscar leis universais fixas, Deborah Gordon aponta o futuro da investigação científica. Audaciodamente, afirma que a comunicação entre formigas é um modelo de como os cérebros, os sistemas imunes e o mundo natural como um todo se organizam.
Suas descobertas têm implicações profundas para todos os interessados no funcionamento das organizações, de biólogos e psicólogos a líderes de empresas e pioneiros do ciberespaço. Formigas em ação traz para o mundo natural as intuições de uma nova era na ciência da vida.
Desenhos e mapas originadas das notas de campo da equipe enriquecem a leitura dessa obra, fruto de um trabalho tão diligente quanto seu objeto de pesquisa."

Nenhum comentário: