sábado, 26 de junho de 2010

ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL - I capa e contracapa

LIVRO: ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL - UMA PSICOLOGIA DA VISÃO CRIADORA (1954)
DE: Rudolf Arnheim
ED: Livraria Pioneira (Brasil, São Paulo: 1989, 506 págs.; 5a. edição, nova versão)
Coleção: Arte, Arquitetura, Urbanismo
Título do original: Art an Visual Perception. The New Version
Tradução do inglês: Ivonne Terezinha de Faria
Supervisão editorial: Vicente di Grado
Participação de: Emiko Sooma
Capa: Jairo Porfírio

CONTRACAPA
"É um livro de primeiríssima importância, e inúmeros aspectos da psicologia da arte recebem, pela primeira vez, um tratamento psicológico. Terá certamente uma ampla influência e mesmo os artistas deverão tirar proveito de sua leitura." Por Sir Herbert Head

"Desde a publicação da 1a. edição [1954] nos Estados Unidos, esta obra consagrou-se como um 'clássico' e continua, única na bibliografia universal.
A 2a. edição [norte-]americana é, em grande parte, nova, não apenas no fraseado mas, também no conteúdo, produto de vinte anos de preocupação ativa com o assunto - levando à supressão do superficial para aumento do essencial.
As edições desta obra têm merecido as mais elogiosas refências da crítica e a mais ampla recomendação nos meios universitários, não só pela excelente tradução e padrão gráfico, mas, também, por sua fidelidade ao original - reproduzindo todas as 280 ilustrações, notas, bibliografia e índice remissivo. O que se tornou possível graças ao precioso aval e à colaboração na 1a. edição da Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP.
Arnheim aplica os princípios e as novas interpretações da Psicologia moderna ao estudo da Arte, descreve o processo visual que se desenvolve quando as pessoas criam - ou observam - obras nos diferentes campos das
Artes e explica como a visão organiza o universo visual de conformidade com definidas leis psicológicas. Longe de ser um registro mecânico de elementos sensórios, a visão prova ser uma apreensão verdadeiramente criadora da realidade - imaginativa, inventiva, perspicaz e bela.
A boa teoria da Arte deve cheirar a estúdio, embora sua linguagem deva diferir da conversa coloquial dos pintores e escultores.
Arte e Percepção Visual é um dos mais importantes lançamentos de todos os tempos na bibliografia nacional no campo da Arte - obra de leitura e referência indispensável para profissionais e estudantes de todas as matérias ligadas às Artes em geral e à Psicologia."

Nenhum comentário: