sexta-feira, 10 de abril de 2009

O QUE É A VIDA por LYNN MARGULIS - I capa, contracapa e orelhas

LIVRO: "O QUE É VIDA?" (1998)
DE: Lynn Margulis e Dorion Sagan
ED: Jorge Zahar (Brasil, Rio de Janeiro: 2002, 292 pág.)
Título original: What is Life?
Tradução do inglês: Vera Ribeiro
Revisão técnica e apresentação: Francisco M. Salzano, professor titular do Departamento de Genética, Instituto de Biociências, UFRGS
Capa, projeto gráfico e diagramação: Studio Creamcrackers
*
CONTRACAPA e ORELHAS

O que é vida? – é uma das perguntas mais antigas da humanidade, celebremente reformulada pelo físico austríaco Erwin Schrödinger (1887-1961, Prêmio Nobel de Física 1933) há cinquenta anos. Ao retornar a ela – para explorá-la científica e filosoficamente, atualizá-la com base nos últimos avanços da ciência e, principalmente, respondê-la – o livro O que é vida? mergulha no coração da matéria viva e examina questões como:

  • a condição da Terra como um superorganismo;
  • a conexão biológica entre morte programada e sexo;
  • a evolução simbiótica dos cinco reinos orgânicos (bactérias, protoctistas, animais, fungos e plantas);
  • a base solar da economia global de troca de calor;
  • a hipótese de que a vida tem liberdade de ação, tendo desempenhado papel importante e inesperado em nossa evolução.
Para dar conta de tão vasto tema, os autores Lynn Margulis e Dorion Sagan sondam o próprio coração da matéria viva, mostrando que a vida é uma 'obra aberta', um complexo e lento processo de mutação e evolução iniciado há mais de quatro bilhões de anos.
Ilustrações espetaculares – que mostram desde os menores organismos conhecidos (a bactéria Micoplasma) ao maior (a própria Biosfera) – complementam esse instigante balanço sobre a natureza da vida. O volume traz ainda um utilíssimo glossário sobre o assunto.

"Esse esplêndido livro mostra o quão mais rica a vida é do que supõe a mera biologia reducionista. Lynn Margulis e Dorion Sagan trilham fielmente os passos de Erwin Schrödinger e são seus verdadeiros sucessores."
James E. Lovelock - ambientalista britânico, autor de As eras de Gaia.

"Em O que é vida?, Margulis e Sagan sugerem novas respostas à brilhante pergunta de Schrödinger através de uma nova e rigorosa explicação dos níveis emergentes da organização biológica... Sua estrutura conceitual tem tudo para influenciar futuras introduções à biologia."
Edward O. Wilson - biólogo norte-americano, autor de Biodiversidade.

Nenhum comentário: