quinta-feira, 5 de julho de 2012

CONSTELAÇÃO SOLIDARIUS - II orelha

DE: Euclides André Mance
ED: IFIBE (Brasil, Passo Fundo: 2008, 201 págs.)

ORELHA
Este livro apresenta detalhadamente as principais fendas sistêmicas do capitalismo contemporâneo e como explorá-las sob a lógica da economia solidária.
Mais do que isso, investiga as conexões existentes entre fatores econômicos e semióticos necessárias à reprodução do capitalismo. Esclarece como se fundam socialmente os valores e a relação existente entre meios econômicos, valores econômicos e os signos instituídos socialmente para a sua representação - que tanto viabilizam os fluxos de valor econômico pelo sistema, quanto permitem gerar capitais virtuais que se avolumam nos períodos anteriores aos cracks sistêmicos, que se dissipam durante sua ocorrência e que, por fim, deixam um rastro de dívidas impagáveis, contratos quebrados e ônus a serem assumidos pelos Estados.
O livro desvenda, de modo claro e consistente, o processo de produção e concentração de valor econômico na etapa atual do capitalismo, que combina as formas tradicionais de exploração do trabalho na produção de bens tangíveis e que institui novas formas de exploração dos trabalhadores na economia do conhecimento, na economia dos bens intangíveis. Propõe, igualmente, alternativas estratégicas para a expansão sistêmica da economia solidária como um novo modo de produção, economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justo.

Nenhum comentário: