LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
PREFÁCIO, por Auresnede Pires Stephan
"A intenção expressa pelo autor, na obra Gestalt do Objeto*/Sistema de Leitura Visual da Forma, demonstra claramente sua postura de professor e pesquisador, atento às necessidades didático-pedagógicas das artes visuais.
Fruto de pesquisas e reflexões, apoiadas em textos da corrente da Psicologia da Gestalt, testadas em suas aulas dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação, reflete uma abordagem sistêmica e coerente em sua metodologia de trabalho.
Fundamentada por uma excelente bibliografia, assinada por renomados autores e especialistas do setor, podemos verificar também o cuidado com que o Prof Dr João Gomes desenvolve e fundamenta sua conceituação em linguagem inteligível, acompanhada de inúmeros exemplos extraídos do nosso cotidiano e que grande parte das vezes nos passam despercebidos.
Uma leitura atenta nos fascina e tenho certeza de que o mesmo acontecerá aos leigos, aos profissionais, aos jovens acadêmicos e aos estudiosos da área da percepção visual.
Esta obra, a partir de agora, será uma valiosa bibliografia, que preencherá assim uma lacuna em nossas estantes de consulta e pesquisa, seja nas Artes Plásticas, no Design, na Arquitetura e outros modos de manifestações visuais.
* OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada."
domingo, 16 de novembro de 2008
GESTALT DO OBJETO - II sumário
LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
SUMÁRIO
Apresentação
Introdução
Fundamentação Teórica da Gestalt
LEIS DA GESTALT
Unidade
Segregação
Unificação
Fechamento
Continuidade
Proximidade
Semelhança
Pregnância (mnemônica) da Forma
CONCEITUAÇÃO DA FORMA/PROPRIEDADES
Forma
Forma/Ponto
Forma/Linha
Forma/Plano
Forma/Volume
Forma/Configuração Real
Forma/Configuração Esquemática
CATEGORIAS CONCEITUAIS/FUNDAMENTAIS
HARMONIA
Harmonia/Ordem
Harmonia/Regularidade
Desarmonia
Desarmonia/Desordem
Desarmonia/Irregularidade
EQUILÍBRIO
Equilíbrio/Peso e Direção
Equilíbrio/Simetria
Equilíbrio/Assimetria
Desequilíbrio
CONTRASTE
Contraste/Luz e Tom
Contraste/Cor
Contraste/Vertical e Horizontal
Contraste/Movimento
Contraste/Dinamismo
Contraste/Ritmo
Contraste/Passividade
Contraste/Proporção e Escala
Contraste/Agudeza
CATEGORIAS CONCEITUAIS/TÉCNICAS VISUAIS APLICADAS
Clareza
Simplicidade
Complexidade
Minimidade
Profusão
Coerência
Incoerência
Exageração
Arredondamento
Transparência Física
Transparência Sensorial
Opacidade
Redundância
Ambiguidade
Espontaneidade
Aleatoriedade
Fragmentação
Sutileza
Difusidade
Distorção
Profundidade
Superficialidade
Sequencialidade
Sobreposição
Correção Óptica
Ruído Visual
SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA DO OBJETO*
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Leis da Gestalt
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Categorias Conceituais
EXEMPLOS PRÁTICOS DE LEITURA VISUAL DA FORMA DO OBJETO*
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Leis da Gestalt
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Categorias Conceituais
Referências Bibliográficas
Bibliografia Geral
Créditos das Imagens
Perfil do Autor
*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
SUMÁRIO
Apresentação
Introdução
Fundamentação Teórica da Gestalt
LEIS DA GESTALT
Unidade
Segregação
Unificação
Fechamento
Continuidade
Proximidade
Semelhança
Pregnância (mnemônica) da Forma
CONCEITUAÇÃO DA FORMA/PROPRIEDADES
Forma
Forma/Ponto
Forma/Linha
Forma/Plano
Forma/Volume
Forma/Configuração Real
Forma/Configuração Esquemática
CATEGORIAS CONCEITUAIS/FUNDAMENTAIS
HARMONIA
Harmonia/Ordem
Harmonia/Regularidade
Desarmonia
Desarmonia/Desordem
Desarmonia/Irregularidade
EQUILÍBRIO
Equilíbrio/Peso e Direção
Equilíbrio/Simetria
Equilíbrio/Assimetria
Desequilíbrio
CONTRASTE
Contraste/Luz e Tom
Contraste/Cor
Contraste/Vertical e Horizontal
Contraste/Movimento
Contraste/Dinamismo
Contraste/Ritmo
Contraste/Passividade
Contraste/Proporção e Escala
Contraste/Agudeza
CATEGORIAS CONCEITUAIS/TÉCNICAS VISUAIS APLICADAS
Clareza
Simplicidade
Complexidade
Minimidade
Profusão
Coerência
Incoerência
Exageração
Arredondamento
Transparência Física
Transparência Sensorial
Opacidade
Redundância
Ambiguidade
Espontaneidade
Aleatoriedade
Fragmentação
Sutileza
Difusidade
Distorção
Profundidade
Superficialidade
Sequencialidade
Sobreposição
Correção Óptica
Ruído Visual
SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA DO OBJETO*
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Leis da Gestalt
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Categorias Conceituais
EXEMPLOS PRÁTICOS DE LEITURA VISUAL DA FORMA DO OBJETO*
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Leis da Gestalt
Leitura Visual da Forma do Objeto*/Categorias Conceituais
Referências Bibliográficas
Bibliografia Geral
Créditos das Imagens
Perfil do Autor
*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.
GESTALT DO OBJETO - III João Gomes Filho
LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
*AUTOR: JOÃO GOMES FILHODesigner industrial, pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Doutor em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP.
Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Coordenador da área de Design do Produto e Design Gráfico dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Professor titular dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu na área do Design Industrial e de Artes Plásticas, respectivamente. Consultor em Design Industrial e Ergonomia.
*
*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.
GESTALT DO OBJETO - IV orelhas
LIVRO: GESTALT DO OBJETO*, SISTEMA DE LEITURA VISUAL DA FORMA (2000)
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
ORELHAS
É consenso que a capacidade da informação visual é muito mais ampla do que aquelas transmitidas e/ou assimiladas pelos outros sentidos. A comunicação, hoje, é feita e difundida através dos mais avançados tecnológicos, meios estes que nos expõem – muitas vezes compulsoriamente – a múltiplos elementos visuais.
Diante desta realidade, o aprendizado e a absorção de uma gramática da imagem tornam-se imprescindíveis à compreensão da forma de como se apresenta nossa cultura atual. Gestalt do Objeto constitui uma importante contribuição para este entendimento.
De modo prático e didático, é apresentado um sistema de leitura visual da forma do objeto, fazendo uso de fundamentos científicos da Psicologia da Percepção da Escola da Gestalt. Sua leitura e estudo são da maior importância para todas as pessoas que lidam com a criação de objetos consubstanciados ou representados por quaisquer tipo de imagens – bidimensionais, tridimensionais ou mesmo virtuais –, e sua abrangência estende-se a todos os modos de manifestação visual encontrados em atividades como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambientais, entre outras.
Fruto de um enorme esforço de síntese, esta é também uma obra cuidadosamente sistematizada para fácil uso em diversos momentos da produção artístico-cultural. E aí destacamos a leitura crítica do objeto*, seu emprego como subsídio conceitual para a concepção e o desenvolvimento do objeto* e, ainda, como um excepcional apoio ao ensino das artes visuais, das pré-escolas às faculdades.
Gestalt do Objeto foi concebido e estruturado de maneira a proporcionar claras exemplificações dos princípios, conceitos e técnicas visuais. E tudo está fartamente registrado com imagens de objetos* concretos, ou seja, existentes em nossa realidade. Isto contribui, sensivelmente, para uma compreensão plena e rápida do exposto.
Importante também é ressaltar que este livro vem preencher um vazio na bibliografia brasileira do gênero, visto que, até então, não havia nenhuma publicação enfocando esta matéria.
*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.
DE: João Gomes Filho
ED: Escrituras (Brasil, São Paulo: 2004, 130 págs.)
Capa: Denise Bitencourt
ORELHAS
É consenso que a capacidade da informação visual é muito mais ampla do que aquelas transmitidas e/ou assimiladas pelos outros sentidos. A comunicação, hoje, é feita e difundida através dos mais avançados tecnológicos, meios estes que nos expõem – muitas vezes compulsoriamente – a múltiplos elementos visuais.
Diante desta realidade, o aprendizado e a absorção de uma gramática da imagem tornam-se imprescindíveis à compreensão da forma de como se apresenta nossa cultura atual. Gestalt do Objeto constitui uma importante contribuição para este entendimento.
De modo prático e didático, é apresentado um sistema de leitura visual da forma do objeto, fazendo uso de fundamentos científicos da Psicologia da Percepção da Escola da Gestalt. Sua leitura e estudo são da maior importância para todas as pessoas que lidam com a criação de objetos consubstanciados ou representados por quaisquer tipo de imagens – bidimensionais, tridimensionais ou mesmo virtuais –, e sua abrangência estende-se a todos os modos de manifestação visual encontrados em atividades como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambientais, entre outras.
Fruto de um enorme esforço de síntese, esta é também uma obra cuidadosamente sistematizada para fácil uso em diversos momentos da produção artístico-cultural. E aí destacamos a leitura crítica do objeto*, seu emprego como subsídio conceitual para a concepção e o desenvolvimento do objeto* e, ainda, como um excepcional apoio ao ensino das artes visuais, das pré-escolas às faculdades.
Gestalt do Objeto foi concebido e estruturado de maneira a proporcionar claras exemplificações dos princípios, conceitos e técnicas visuais. E tudo está fartamente registrado com imagens de objetos* concretos, ou seja, existentes em nossa realidade. Isto contribui, sensivelmente, para uma compreensão plena e rápida do exposto.
Importante também é ressaltar que este livro vem preencher um vazio na bibliografia brasileira do gênero, visto que, até então, não havia nenhuma publicação enfocando esta matéria.
*OBJETO - Para efeito deste sistema de leitura, o termo compreende e passa a significar daqui para frente toda e qualquer manifestação visual da forma passível de ser lida e interpretada.